EMANUELE ARTIERI

DRT
Professora de Ballet Clássico da Company Dance Center.

Iniciou seus estudos na Escola de Ballet Toshie Kobayashi em 1992, estudos estes baseados na escola inglesa Royal Academy of Dancing. Prestando exames anuais, foi aprovada pela Royal nos Grades (1o. a 8o. ano) e nos cursos Elementarys.

Foi destaque nesta época por receber de todas as examinadoras da fase elementary a menção “Honors “.

Passou a estudar posteriormente na Especial Academia de Ballet, escola aprovada pelo MEC, onde adquiriu experiência artística e profissional como bailarina e professora.

Em 1993/1994 participou do Curso Cuballet, aprendendo técnicas cubanas.

Nos anos de 1999 / 2000, foi convidada a ingressar, em paralelo aos seus estudos, a Cia Estável Promodança, onde atuou como solista.

Em 2002, recebeu o convite para ingressar na Escola do Miami City Ballet (MCB), através da indicação da grande bailarina Cecília Kerche.

Atuou como Professora do Ciclo Fundamental da Escola de Dança de São Paulo (Escola vinculada a Prefeitura de São Paulo), de 2020 a 2023.

Atualmente dirige o Grupo Artieri de Danças.

COMO BAILARINA PARTICIPOU DOS SEGUINTES FESTIVAIS:

  • Festival de dança de Joinville (Medalha de Ouro na categoria Grand Pas de Deux Sênior com Ballet Pas Classiq e Diana e Acteon);
  • Passo de Arte (Medalha de Prata na categoria Grand Pas de Deux Sênior com Ballet Diana & Acteon);
  • Prêmio Cecília Kerche (Medalha de Bronze e o prêmio Especial Juri pela interpretação da Coreografia Juanna – Loucuras de Amor – Jorge Pena);
  • Prêmio RV Promoções (Medalha de Ouro e o Título de Primeira Bailarina Sênior 2001)
  • Prêmio Dança Ribeirão (Medalha de Ouro como Melhor bailarina e Primeiro Lugar na categoria Grand Pas de Deux com ballet Diana & Acteon)
  • RV Promoções Campos de Jordão
  • Bento em Dança (Primeiro Lugar na categoria Grand Pas de Deux Sênior com Ballet Pas Classic)
  • Recife Fest (Primeiro Lugar na categoria Grand Pas de Deux Sênior com Ballet la Bayadere / Sombras)

INTERPRETOU PAPÉIS COMO:

Giselle (Giselle); Mirtha (Giselle); Coppélia (SwanIlda) e Coppélia (Amigas); Don Quixote (Kitri e Mercedes) Grand pas de deux A Bela Adormecida; Fada Lilás em A Bela Adormecida; Grand Pas de Deux Diana & Action; Le Corsarie; Pássaro Azul; Grand Pas Classiq, Le Fille Mal Gardeé, La Bayadere, Grand pas  de Quatre Lago dos Cisnes, Pas de Troix Le Corsarie, Paquita,  entre outros.

TEVE COMO PARTNER:

Erico Montes (Solista Cia Royal Ballet of Dancing); Rene Salazar (Solista Cia Municipal Rio de Janeiro), Guilherme Oliveira, Ronaldo César, Enéas Brandão, Rubem Barreto, André Portásio, entre outros.

PRINCIPAIS PROFESSORES E COREÓGRAFOS:

Guivalde de Almeida; Aracy de Almeida; Lia Saliby; Valéria Mattos; Jorge Penna; Henrique Talma; Jhean Allex, Eduardo Bonnis, Silvana Franzoi, entre outros.

COMO PROFESSORA

  • Atuou de 2000 a 2002 como Professora de Coordenação Motora nas EMEIs e EMIs de São Caetano do Sul, através de um projeto da Fundação das Artes, ensinando crianças de 2 a 7 anos
  • Atuou como professora na Especial Academia de Ballet nos anos de 2000 a 2004, lecionando para meninas de 3 a 12 anos.
  • Atuou como Professora da Cia Yada de Artes desde 2002 até os dias de hoje, lecionando para meninas de 3 a 20 anos.
  • Em 2019 ingressou na Escola de Dança de São Paulo no cargo de “Coordenadora Projetos Especiais “- Nome dado à função pela gestão de 2019, onde permaneceu até 2020.
  • Em 2020 a 2023, ocupou o cargo de Professora de Formação do Ciclo Fundamental na Escola de Dança de São Paulo.
  • Em Jul / 2021 foi convidada a ocupar o cargo de Auxiliar Artística da Escola de Dança de São Paulo onde permaneceu até dezembro 2021.
  • Em 2019 2021 fez a banca Avaliadora dos exames de promoção da Escola de Dança de São Paulo de 1o. a 9o. ano.
  • Em Jul e Dez/ 2021 fez banca avaliadora nos exames semestrais na Phalibis Escola de Dança.
  • Em 2023 fez parte o corpo docente da Escola de Ballet Carla Perotti.
  • Em 2024 ingressou ao corpo docente da escola Company Dance.

COORDENAÇÃO DE ESPETÁCULOS

  • 2010/2011 – Remontagem e coordenação artística Suíte de O Quebra Nozes, com público de 1.000 pessoas no Teatro Paulo Machado de Carvalho.
  • 2012 – Montagem de uma obra totalmente autoral, desde a criação e enredo até as coreografias e figurinos, criou a obra “Noé Uma Aliança de Amor “, com público de 700 pessoas no teatro Gamaro.
  • 2013 – Remontagem e coordenação artística do Ballet Completo em III Atos – Coppélia, tendo como bailarinos principais Priscilla Yokoi e Norton Fantinel, com Público de 700 pessoas no Teatro Gamaro
  • 2014 – Remontagem e coordenação artística de Divertissement (La Fille Mal Gardén, Le Jardin de Animeé e Paquita). Público de 700 pessoas no Teatro Gamaro
  • 2015 – Remontagem e coordenação artística de Divertissement (Don Quixote) e coreografia e mini musicais autorais (A Fazenda de Raquel e Super Heroes). Público de 600 pessoas no Teatro São Pedro – SP.
  • 2016 – Remontagem e coordenação artística do Ballet Completo em II Atos – O Quebra Nozes, com Público de 630 pessoas no Teatro São Pedro.
  • 2017 – Remontagem de sua obra autoral, desde a criação “Noé Uma Aliança de Amor “, com público de 620 pessoas em 2 dias no Teatro Arthur de Azevedo.
  • 2018 – Montagem de uma obra totalmente autoral, desde a criação e enredo até as coreografias e figurinos, criou seu primeiro musical com 1h30 de duração “Aquele que dividiu a história “, com público de 1100 pessoas no Teatro Sérgio Cardoso.
  • 2019 – Enredo autoral de uma obra de ballet contemporâneo, O Conto do Cavaleiro, para Escola de Dança de São Paulo.

COMO PRODUTORA DE EVENTOS

  • Atuou desde 2007 como produtora de eventos e assessoria para públicos de 500 a 3 mil pessoas.
  • Em 2014/2015 coordenou congressos internacionais para 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera.
  • Em 2016 organizou e coordenou evento internacional para 30 mil pessoas no Allianz Parque – SP.
  • Em 2022 Atuou como Palestrante “Dança em todos os lugares” na Convenção Nacional G12 2022 no Ginásio do Ibirapuera em Jul 2022.
Voltar